A lista com contatos de e-mails da sua empresa está lotada de nomes interessantes que poderiam representar um grande aumento diante das vendas da sua empresa? Se a sua resposta fora positiva é provável que tenha um grande pote de ouro sobre as suas mãos e não saiba explorá-lo de maneira correta.
Trabalhar com envio de e-mails – no caso, de e-mail marketing – seria uma das maiores estratégias para empresas que têm o desejo de se aproximar do seu público-alvo, pois isso permite colher uma infinidade de frutos.
O e-mail marketing continua sendo uma das principais estratégias do marketing digital, mas mesmo com tamanha eficiência, existem grandes chances de que você e diferentes outros empreendedores estejam explorando as suas vantagens de forma errada – o que tecnicamente prejudica não apenas a imagem da sua empresa, mas principalmente seu relacionamento com o público.
Fazer o e-mail marketing de maneira correta passa a ser crucial na busca por construir uma audiência engajada, por isso merece cuidado maior.
Mas fique tranquilo, se você realmente está explorando os benefícios e vantagens que a estratégia de e-mail marketing oferece para os empreendedores de forma errônea, eu vou te auxiliar a partir da busca por uma solução eficiente.
Neste artigo, você tem a oportunidade de conhecer mais informações sobre a estratégia e inclusive tende a se familiarizar com a prática correta do e-mail marketing. Sendo assim, conheça quais são as boas práticas que deve utilizar diante do e-mail marketing e quais você deve evitar.
O uso do e-mail dentro da sua estratégia de conteúdo deve ser algo estudado por todos os empreendedores, devido ao fato desta mídia ser um dos meios mais pessoais para a troca de informações entre a empresa e o seu público.
Basicamente, o e-mail possibilita que a empresa converse com o seu cliente ou o potencial, obtendo maiores chances de se apresentar e inclusive, divulgar a sua linha de produtos ou serviços. É uma estratégia simples, mas que necessita ser desenvolvida com cuidado para evitar erros prejudiciais.
É comum as pessoas acreditarem que o e-mail deixou de ser uma estratégia útil para se aproximar do seu público, justamente por ter perdido espaço para as redes sociais.
Mas tecnicamente, ele continua a ser uma opção relevante para as empresas ou marcas que desejam realizar uma comunicação mais próxima e acompanhar os resultados que a sua iniciativa proporcionou. O problema é que muitos acabam pecando na Campanha de Aquisição das listas de e-mails, prejudicando todo o processo de e-mail marketing que faça no futuro.
Tenha cuidado com a maneira como desenvolve a sua lista de e-mails, pois para que sua chance de retorno positivo seja interessante, é necessário construir uma relação com o seu público que seja baseada na confiança e respeito.
Ou seja. Comprar uma lista com o endereço de e-mail de diferentes pessoas e usá-la para tentar aumentar as suas vendas é uma das estratégias mais falhas a serem desenvolvidas, pois isso se torna uma atitude invasiva que não fora permitida pelo dono do e-mail, transformando seu contato em spam, prejudicando o seu domínio e não trazendo resultados.
Neste sentido, é fundamental pensar no desenvolvimento do e-mail marketing de uma maneira correta sem os riscos de obter resultados contrários ao que fora planejado.
No caso, a sua empresa precisa trabalhar com a aquisição de e-mails de forma honesta e se atentar quanto a maneira mais eficiente de explorar esses contatos, para que assim faça o envio de um conteúdo não apenas relevante, mas que tenha potencial suficiente para conquistar a confiança do seu público, assim como poder aumentar o seu engajamento.
A aquisição da lista para o E-mail Marketing
Existem diferentes maneiras de compor uma lista de e-mails para ser explorada sobre o e-mail marketing, mas o mais comum e correto seria fazer com que o público repasse o seu contato para a empresa.
O cliente ou potencial precisa compartilhar com a empresa o seu endereço de e-mail e outros detalhes que venham a ser interessantes. O compartilhamento deve ser feito por livre espontânea vontade, para que futuramente, ao enviar e-mail para este cliente, não corra o risco de ter as suas mensagens ignoradas.
Ou seja. O ideal é compor campos em seu site ou blog que possam colher esses dados e de maneira correta, onde o próprio visitante tende a preencher os campos para receber os e-mails da empresa.
Neste sentido, é possível trabalhar desde com as landing pages na oferta de produtos gratuitos (Iscas digitais) em troca de informações, como também outros conteúdos de valor, algo que realmente venha ajudar o visitante de alguma maneira a resolver um problema específico. São estratégias simples e que ajudam a construir uma relação com o seu público e aumentar sua autoridade.
O processo de entrega dos E-mails Marketing
Depois de adquirir uma lista de e-mails de maneira correta, com contatos que de fato demonstraram algum interesse em receber e-mails por parte da sua empresa ou marca, é necessário começar a pensar em como explorar os contatos obtidos.
No caso, muitos empreendedores acabam usando serviços gratuitos para o envio do e-mail marketing e isso pode não ser uma estratégia interessante, pois esses serviços se tornam limitados, podendo prejudicar a eficiência das mensagens que deseja compartilhar pelos e-mails.
Neste sentido, o mais coerente seria trabalhar com um serviço que possua competência suficiente para encaminhar o e-mail marketing da sua empresa de forma correta e com possibilidade de gerar resultados positivos, além de conseguir acompanhar resultados.
O objetivo é contratar serviços que sejam especializados na entrega de e-mails que sua empresa desenvolveu em busca de atrair a atenção do consumidor, podendo obter uma garantia de que o e-mail marketing fora entregue e claro, acompanhar suas estatísticas.
O desenvolvimento de seus E-mails Marketing
O desenvolvimento do seu e-mail marketing pode incluir desde o layout do mesmo, até mesmo o título e o conteúdo do mesmo. Entenda que na fase de desenvolvimento será necessário fazer um planejamento de qual mensagem deseja passar para o seu público, incluindo os resultados que gostaria de obter com o envio daquele e-mail marketing.
A partir disso pode começar a elaborar as questões estéticas do e-mail, assim como o seu conteúdo, para tentar entreter, informar ou divertir os contatos da sua lista de e-mails.
Preste atenção no layout, procure trabalhar com algo que possa ser adaptável a telas de diferentes modelos e tamanhos. Ou seja. A ideia é trabalhar com um layout responsivo, para que atenda também os usuários de dispositivos móveis. Depois disso, trabalhe nos títulos de cada e-mail, tente fazer algo atrativo e que influencie no clique do usuário.
Os títulos são meio caminho andado na eficiência do e-mail marketing, se torná-lo atrativo é mais fácil o usuário abrir o seu e-mail e conferir a mensagem que a empresa o enviou.
Comece a trabalhar com o E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma das estratégias mais eficientes para as empresas que passam a ter o desejo de se aproximar do seu público. A partir do mesmo, é possível trabalhar o envio de mensagens que sejam relevantes para este público, como aquelas divulgam as novas linhas de produtos ou serviços ou aquelas que informam sobre promoções.
Aliás, ainda existe a possibilidade de encaminhar mensagens carinhosas em datas especiais, e assim, tende a conquistar não apenas a confiança do consumidor, mas sua preferência.
Claro que para isso é necessário obter cuidado e trabalhar no desenvolvimento de uma lista de e-mails de qualidade, para que não corra o risco de se tornar spam.
Assim que a lista estiver composta, pode começar a trabalhar no desenvolvimento de e-mails para o envio eficiente e que aliás, deve ser feito com cuidado e de preferência por empresas a qual sejam especializadas neste tipo de trabalho, evitando erros que prejudiquem todo o trabalho que desenvolveu com o layout, o título e os conteúdos do e-mail marketing.
É necessário se atentar também às práticas negativas que prejudicam a credibilidade da sua empresa, como no caso da compra de uma lista de e-mails e o envio de mensagens para pessoas que não deram autorização para você encaminhar um e-mail marketing.
É preciso ter cuidado, pois se trata de algo sério e que inclusive pode fazer com que o seu contato seja identificado como spam, prejudicando todo o processo de envio de e-mails e principalmente, a conquista de resultados eficientes para a evolução da sua empresa.
Essas são algumas das práticas corretas em relação ao envio de e-mail marketing para a sua lista de contatos. Tente respeitá-las para que alcance o resultado que deseja sobre a sua empresa. Trabalhe na criação de uma lista de e-mail eficiente, correta e que consiga respeitar as escolhas do seu cliente ou potencial.
Lembre-se que essas são informações básicas para que desenvolva um e-mail marketing que seja eficiente e com mensagens úteis para o seu público, portanto deve segui-las para que possa obter bons resultados.
Espero que as orientações acima tenham te ajudado a entender a importância de se trabalhar com o e-mail marketing de maneira correta. Coloque-as em prática, e assim pode começar a colher os frutos que são proporcionados pela estratégia.
A propósito, se deseja que eu, pessoalmente, o ajude em uma Campanha de Aquisição a criar uma lista de e-mails íntegros do seu público-alvo e que vão ajudar seu negócio a vender mais todos os dias, entre em contato comigo por esse formulário aqui abaixo.
Um grande abraço e até breve!