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Jornada de Valor do Cliente: A Estratégia de Marketing Definitiva

por Bruno Cortes | maio 28, 2019 | Marketing Digital | 0 Comentários

Jornada de Valor do Cliente

Seu negócio precisa de mais vendas? Mais Cliques? Mais Engajamento? Se você realmente quer melhorar o Marketing Digital da sua empresa, você precisa entender o que é a Jornada de Valor do Cliente (JVC).

Basicamente a Jornada de Valor do Cliente é sobre transformar pessoas que nunca ouviram falar sobre seu negócio em super-fãs.

Em outras estratégias de Marketing Digital que você vai encontrar na internet, poderá perceber que nenhuma se compara ao nível de detalhamento da JVC.

A JVC se destaca completamente entre a multidão porque oferece um processo passo a passo de como atrair, converter e manter seus clientes.

Aqui, meu objetivo é ajudar o seu negócio, para isso continue lendo esse artigo para que possa entender como criar a jornada ideal do cliente para sua empresa.

Definição da Jornada de Valor do Cliente

A JVC se trata de um caminho onde as pessoas devem passar por oito passos onde conhecem sua empresa, iniciam um relacionamento com você, viram clientes e fãs.

Desenhando o processo em um mapa, ficaria assim:

Jornada de Valor do Cliente

Agora que vem o ponto mais importante… Ninguém termina essa jornada sozinho!

Os clientes, para que não se percam pelo caminho, precisam ser guiados, caso contrário ficarão estagnados ou esquecerão que em algum momento começaram essa jornada com sua empresa.

Por esse motivo, você precisa criar uma estratégia que leve essas pessoas por todas as oito etapas, lhe proporcionando ajuda quando precisarem e os encorajando a dar cada um dos próximos passos.

Veja aqui cada uma dessas etapas:

Passo 1: Gere Conscientização mostrando que você existe

Seu público-alvo ainda não sabe que você existe, muito menos faz ideia que você tem a solução para seus problemas com seus produtos e ou serviços.

Então, você precisa “entrar no radar” do seu público!

Você pode fazer isso utilizando:

  • Anúncios (Google Ads, Facebook Ads, Linkedin etc)
  • Postagens em Blogs (Seja no seu ou em parceiros)
  • Eventos (Presenciais ou Online)
  • Boca a boca (Indicação de clientes)
  • Mídias Sociais (De maneira orgânica)
  • Qualquer outro canal que coloque sua solução na frente do seu público-alvo.

Para que isso aconteça, crie conteúdos de Topo de Funil onde poderá atrair a atenção das pessoas com informação e entretenimento.

Você precisa estar no radar do seu público.

(OBS: Saiba mais sobre o conteúdo do topo de funil e como criá-lo aqui.)

Passo 2: Inicie uma conversa com seu público

Não adianta apenas que as pessoas tenham descoberto sua empresa, você precisa conseguir sua atenção em meio a tudo e engajar com eles.

Merriam-Webster define engajamento como envolvimento ou comprometimento emocional.

Se trata de estar alinhado com alguém onde se pode construir ou aprofundar um relacionamento.

Para o Marketing Digital, esse estágio acontece imediatamente após a primeira interação ou contato de um potencial cliente e da continuidade durante todo o processo de experiência com sua empresa.

Pode ser a entrega de um artigo no blog, um vídeo no youtube, podcast ou qualquer outro meio de produção de conteúdo.

A produção de conteúdos relevantes que eduquem sua audiência é fundamental para atingir suas dores e gerar autoridade.

Passo 3: Convide-os para sua lista

Essa é a hora de levar sua relação a um próximo nível.

Quando alguém gosta da experiência com sua empresa, quando aquele conteúdo que você ofereceu fez algum sentido ou ajudou seu público de alguma maneira, a confiança começa a crescer.

Nesse momento, é hora de pedir um pequeno compromisso dessa pessoa, como se inscrever e dar-lhe a permissão para lhe enviar um e-mail.

Você oferece algo que eles querem, eles preenchem um formulário para obtê-lo. É simples assim.

Hoje, as pessoas não ficam por aí dando seu e-mail para qualquer um. Por questões de segurança e também porque não desejam receber uma enxurrada de spans que não desejam.

Você precisa oferecer algo valioso em troca, que faça valer a pena que aquela pessoa digite o seu@email.com.br.

Pare e pense em algo que realmente possa ajudar o seu público, algo que possa lhe dar uma primeira pequena vitória.

Pode ser qualquer tipo de isca digital, uma aula online, um e-book, infográfico, checklist, amostra gratuita…

Você oferece umas coisas que eles desejam, eles preenchem um cadastro para obtê-lo. É simples assim.

Passo 4: Os converta em clientes

Se você acertou em suas iscas, ajudando seu público a resolver uma dor, muito provavelmente, nesse momento seus potenciais clientes estão ansiosos para aprofundar seu relacionamento. Eles só precisam saber como.

A melhor forma de fazer isso é com uma oferta de entrada, uma oferta de baixo risco e alto valor que irá permitir que experimentem seus produtos e ou serviços, sem a sensação de que estão dando um passo arriscado.

Essa primeira oferta, não foi desenvolvida para gerar lucro, ela tem como finalidade, criar uma transição suave do lead (potencial cliente) para cliente (Alguém que utiliza seus produtos).

Você poderá se concentrar nos lucros mais a frente na jornada.

Nesse momento, você só precisa de um pequeno compromisso, algo entre R$7 a R$27, algo que lhe ajude a cobrir os custos da aquisição do cliente.

Passo 5: Ande uma milha a mais com seu Cliente

Quando alguém efetua uma compra, isso gera empolgação. É um fato científico!

As pessoas ficam felizes pois uma nova compra desperta a dopamina, por isso que o passo 5 da Jornada de Valor do Cliente é de aproveitar esse sentimento.

E como fazer isso? Dando ao seu cliente uma experiência memorável.

Napoleon Hill em seu livro A Lei do Triunfo cita como a 9ª lei, “Andar a milha extra”, que nada mais é do que fazer mais (e melhor) do que aquilo que esperam que você faça.

Assim o valor da sua oferta irá superar o preço pago e isso muito provavelmente vai garantir a felicidade do seu cliente diante da sua empresa.

Quando alguém efetua uma compra, isso gera empolgação. É um fato científico!

Passo 6: Faça deles Multi-compradores

Neste passo, é o momento de gerar mais compras e lucro.

Após sua empresa desenvolver esse relacionamento com o público, passa a ter muito mais chances de vender um produto ou serviço de maior valor.

Nós chamamos esse passo do cliente de ascensão.

Mas, infelizmente, a grande maioria das empresas tem seu início e fim do marketing nessa etapa.

Sua oferta de entrada foi projetada para aquisição, no entanto, suas ofertas de ascensão devem ser voltadas para lucros.

Se você estiver atendendo bem as expectativas de seus clientes, com certeza eles vão comprar múltiplas vezes da sua empresa.

Passo 7: Criando defensores da emrpesa

Todos os clientes satisfeitos desejam compartilhar sua experiência, mas muitas das vezes precisam um incentivo para isso. O que é muito legal é que, quando eles fazem, passam a ser muito mais leais à sua empresa.

Os clientes satisfeitos adoram compartilhar sua experiência…

Eles são fãs do seu negócio e defendem sua empresa pela internet, estando prontos para engajar com seu negócio a qualquer momento.

Assim, nesse passo da Jornada de Valor do Cliente, você precisa pedir para que as pessoas compartilhem sua experiência positiva com sua empresa, seja por depoimentos ou mídias sociais.

Passo 8: Transforme-os em Promotores

Nesse passo, seus clientes passam a divulgar ativamente sua empresa, produtos e serviços.

Aqui, eles se tornam verdadeiros fãs da sua marca, fazem recomendações e compartilham suas ofertas sem que você precise pedir, pois acreditam nelas.

Como montar sua Jornada de Valor do Cliente

A função clara do Marketing Digital, é de ajudar com que os clientes avancem o mais rápido possível nessa jornada.

Por isso, não adianta qualquer tática ou campanhas sem um objetivo, você precisa de um plano claro e assertivo que aborde todas as etapas da jornada e como otimiza-la.

Empresas bem sucedidas, não arriscam ao acaso, elas desenham sua jornada que levará seu público do desconhecido a um fã de maneira assertiva e previsível.

Bom, esse são os passos que você precisa seguir em seu negócio para melhorar o seu Marketing Digital e com isso conseguir mais resultados.

Espero que tenha lhe ajudado a abrir sua mente para esse modelo definitivo de Marketing, mas, antes de encerrar, quero lhe fazer uma pergunta.

E na sua empresa, você tem uma Jornada de Valor do Cliente?

Me conta aqui nos comentários e ou faça tire sua dúvida, terei um enorme prazer em responder.

Um forte abraço e vamos em frente.

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