O que faz um Consultor de Marketing Digital? Como saber se minha empresa precisa? Quanto cobra? Quanto tempo dura uma consultoria? Como minha empresa vai aumentar as vendas? Realmente são muitas dúvidas, o post de hoje tem como objetivo orientar os diretores e gerentes de empresas a entender como funciona a aplicação de um projeto de Consultoria de Marketing Digital nas organizações e também como contratar um consultor de forma assertiva.
Existem grandes chances que você não esteja trabalhando sua presença online de forma correta e isso pode estar impactando diretamente no faturamento da sua empresa, por isso, é importante que você preste bem atenção, caso queira ter resultados de verdade.
O que um Consultor de Marketing Digital fará na minha empresa?
Ao contrário do que muitos pensam o Consultor de Marketing Online não concorre com a agencia de publicidade do cliente, já que atuam em completa parceria. O consultor irá atuar na empresa com o primeiro objetivo de diagnosticar a situação atual do negócio, sendo de grande importância realizar um “raio-x” da empresa, para que se possa sugerir ações e estratégias de acordo o negócio. Digamos que a empresa deseje alavancar sua audiência na sua Página de fãs do Facebook ou no perfil do Instagram. Por mais que seja um objetivo muito comum, poucas empresas sabem como fazer sem cometer erros. Nesse caso, cabe ao Consultor de Marketing Digital, definir uma estratégia de atuação e traçar objetivos coerentes com a realidade da empresa.
Como saber se minha empresa precisa de um Consultor de Marketing Digital?
Somente o fato de ter se perguntado isso já é um indicador de necessidade. No cenário atual da economia brasileira, as empresas sejam grande ou pequenas, vivem em uma “correria” para adquirir clientes e converter em vendas. A grande realidade é que em micro e pequenas empresas as lideranças acumulam funções, tendo que reunir múltiplas competências (Financeiro, RH, Compras, Comercial, etc.). Quando se fala em Marketing, costuma-se dar um jeito, sem muito planejamento, avaliando as ações conforme a necessidade ou contratando aquele “sobrinho” para fazer o serviço, e nos dias atuais, aonde a informação chega mais rápido que nunca, não existe mais espaço para o amadorismo. Caso a empresa decida fazer uma Página de Fãs no Facebook, por exemplo, e cometa um erro grave nesta rede, pode ser alvo de críticas ou até mesmo de uma crise em mídias sociais.
Quanto cobra um Consultor de Marketing Digital?
Ao contrário do que pensa, um serviço de consultoria, é um investimento completamente viável financeiramente para empresas pequenas! O consultor após realizar uma entrevista preliminar para entender melhor o cenário do cliente e a sua demanda, poderá traçar uma estimativa para atuação. Visto que existem problemas que são muito complexos, mas a partir da decisão tomada, são rápidos de resolver e outros, muito mais simples, porém necessitam de muito mais tempo para uma resolução, alguns resultados podem levar meses, assim, seria injusto cobrar por horas de trabalho pelos serviços. O consultor não tem como cobrar sem entender a demanda, mas é fato que pode passar um orçamento de um projeto para uma empresa pequena, levando em conta a realidade financeira da mesma. Como a consultoria é um processo totalmente customizado, essa adequação já é um pré-requisito de trabalho.
Quanto tempo dura uma Consultoria de Marketing Digital?
Vai depender de cada projeto, geralmente, se divide os projetos em trimestres. Na internet, especialmente em SEO (Para obter melhor colocação na busca no Google), os primeiros resultados costumam aparecer a partir de 6 meses, com menos de 3 meses, quase nada pode ser feito. Claro que isso não é regra, porque existe a possibilidade da empresa ter uma questão muito pontual para resolver e assim trabalhar com uma ação diferenciada como o Adwords (Publicidade online de pagamento por resultados).
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