O Facebook afirma que 8 em cada 10 brasileiros estão conectados a sua rede social, mesmo assim, existem muitas empresas e profissionais que resistem e ainda não possuem presença da Rede Social.
Dos que criaram sua Fanpage, muitos não sabem o que fazer ou fazem de maneira errada, muitas das vezes sem nenhum tipo de estratégia.
Se você não sabe o que é uma Fanpage ou gostaria de se aprofundar mais no assunto, de uma olhada no guia que criei, onde ensino isso nos mínimos detalhes. Fanpage no Facebook | Como criar uma página para o seu negócio.
Nesse artigo de hoje, vou lhe ensinar 10 coisas que você não deve fazer na sua Fanpage do Facebook.
1- Não publicar demais
Uma coisa muito chata é receber diversas postagens de uma página que você segue isso dificulta e muito o acompanhamento dos seus fãs.
Recomendo que selecione bem seu conteúdo e publique de 1 a 3 vezes por dia, diversificando entre seus produtos, curiosidades, bastidores etc. Caso seu negócio seja uma empresa de mídia como um jornal, é aceitável de 6 a 12 postagens por dia.
2- Efetuar publicações em um período curto
Um dos campeões do que não se não se deve fazer na sua Fanpage é publicar em um período curto de tempo.
Mesmo que poste apenas duas vezes por dia procure distribuir suas postagens durante o dia, em vez de envia-los de uma só vez. Isso possibilita que sua postagem seja vista por pessoas diferentes assim ganhando atenção dos seus seguidores.
3- Evite publicar conteúdo repetido
Muitas pessoas acham que repetir a publicação de alguma forma vai ajuda-las, pelo contrário, isso pode fazer com que seu fã fique cansado, isso mesmo, você deve entregar um conteúdo de qualidade que atenda alguma necessidade do seu seguidor, afinal, ele segue a sua fanpage, pois deseja receber informações e não a mesma coisa o tempo todo.
Caso queira repetir um conteúdo, aplique em um novo contexto, com uma cara nova, assim você atinge o seu objetivo e seu seguidor não te abandona.
4- Discutir com o cliente
Nunca, mas nunca mesmo entre um bate-boca com um fã, isso pode gerar uma mídia negativa para o seu negócio prejudicando a sua marca.
Se algum problema ocorre, se não concorda com a opinião dele, tente conversar ou se seu fã está insatisfeito com alguma ação sua, procure conversar e descobrir qual o motivo, na grande maioria das vezes não passa de alguma informação mal compreendida.
5- Apagar comentários negativos
Se não existe nenhum tipo de agressão ou ofensa, não apague os comentários negativos, toda empresa recebe elogios e críticas e você não será exceção à regra.
No lugar de apaga-los, defina ações de solução dos problemas, isso trará mais credibilidade e autoridade para o seu negócio, pois seus fãs poderão perceber que está preocupado e solucionar problemas.
6- Publicar somente um tipo de conteúdo
Procure ter uma variedade em suas postagens, utilize um conteúdo voltado para o seu segmento e alterne entre links, imagens e vídeos.
Seus fãs não estão interessados em receber apenas links, eles precisam de um conteúdo criativo e diversificado para que mantenham o interesse em sua Fanpage.
Se você tem dúvidas sobre isso ou quer uma ajuda, recomendo meu artigo que da algumas dicas que com certeza iram lhe ajudar e muito. 5 Dicas para melhorar uma Fanpage no Facebook
7- Não responder seus fãs
Um erro que é imperdoável é de não responder seus fãs, isso é totalmente inaceitável para um negócio que deseja ter uma Fanpage de sucesso. Todas as Redes Sociais são canais de comunicação de mão dupla, você deve respondê-lo sempre, criando um engajamento.
Tão importante quanto responder é em quanto tempo você vai fazer isso, pois não adianta responder uma pergunta direta ou até mesmo um comentário em seu mural duas semanas depois.
Recomendo que o responda o mais rápido possível e uma dica muito valiosa que vou lhe dar é que configure o sistema de respostas instantâneas da sua Fanpage.
Acesse as configurações da sua página, na seção Mensagens, você pode determinar uma resposta instantânea e informar ao seu fã que o responderá em breve.
8- Não podem faltar descrições
É muito importante informar aos seus seguidores, do que se trata a sua postagem, mesmo que seja uma publicação de um vídeo ou uma imagem com descrições.
Seja claro e resumido, também não precisa postar um livro. Recomendo que pelo menos seu conteúdo tenha 100 caracteres e também é importante a utilização de hashtags o que o expões a mais usuários.
9- Não publique fotos pessoais
Parece que é um pouco obvio, mas não custa nada lembrar, se estamos falando de uma fanpage do seu negócio, não postar fotos pessoais se torna quase que uma regra.
A não ser que seja algo muito pontual, não faça isso de maneira nenhuma caso não queira perder seus seguidores.
Se você deseja compartilhar com seus fãs seus momentos pessoais, utilize da sua página pessoal do Facebook.
10- Preencha as informações da fanpage
Não se esqueça desse passo, é de extrema importância que preencha as informações da sua Fanpage.
Seus seguidores e possíveis seguidores precisam saber quem você é, do que se trata e principalmente seus contatos.
Essa é uma ferramenta de marketing poderosíssima para o seu negócio, pois, como seus seguidores vão encontrar seu site? Seu endereço? Entrar em contato com você por telefone?
Então se dedique a essa etapa e preencha todas as informações da sua fanpage de forma clara.
Você gostaria de saber na prática como criar uma Fanpage de sucesso? Mais que isso, gostaria de saber como criar uma Presença Online de maneira estratégica e assim conseguir mais engajamento e vendas para o seu negócio? Tenho certeza que sim, então o seu próximo passo é conhecer a minha Consultoria de Marketing Digital.
Entre em contato comigo para que possamos agendar uma reunião, analisar o seu negócio e saber qual a melhor solução para o seu sucesso. Obrigado e até o próximo.