Você gostaria de desenvolver anúncios que pudessem ser direcionados para um público que realmente tenha interesse em consumir os produtos ou serviços que a sua empresa desenvolve, podendo gerar um impacto direto e positivo (além de significativo) sobre o seu faturamento? Tenho certeza que a sua resposta foi “sim”.
Acredite se quiser, isso é algo mais que possível nos dias atuais, e principalmente ao explorar as funcionalidades de diferentes redes sociais como o Facebook – que permite criar anúncios segmentados.
Mas mesmo com tantas opções simples e positivas, ainda existem pessoas que não têm conhecimento sobre o poder das redes sociais e com isso acabam usando outros meios para divulgar tanto a marca, como também os seus produtos ou serviços.
O problema é que esses outros meios costumam exigir um grande investimento por parte das pessoas que anunciam e nem sempre garantem o retorno desejado, pois veiculam todos os seus anúncios de uma forma aleatória e sem considerar o público-alvo que a marca trabalha.
Neste sentido, o melhor a fazer é encontrar um meio que seja eficiente e que permita a veiculação dos anúncios para um público segmentado – como no caso do Facebook Ads.
A rede social Facebook se tornou uma potência para os empreendedores e oferece uma série de soluções para as pessoas que desejam aumentar a sua audiência e inclusive ter resultados positivos em seu faturamento. Neste artigo você vai entender o porquê deve criar um anúncio no Facebook Ads e como pode começar a desenvolvê-los. Confira.
Para as pessoas que responderam “sim” para a pergunta que foi feita na apresentação deste artigo, é provável que estejam curiosas em entender mais detalhes sobre a opção de criar um anúncio no Facebook.
Atualmente o Facebook é uma das redes sociais com ampla popularidade no ambiente digital e que reúne usuários de todas as idades, etnias e inclusive de lugares aleatórias do mundo. Ou seja. É uma rede social que basicamente reúne consumidores de todos os tipos, o que é algo positivo para o empreendedorismo.
Vejamos. Além dessa característica de obter uma ampla base de usuários, o Facebook é uma das redes sociais com maior engajamento entre os seus usuários e principalmente, que oferece a opção de segmentação direcionada – que seria algo de ampla importância para as pessoas que desejam anunciar os seus produtos e serviços específicos.
Por isso, essa ideia de criar um anúncio no Facebook é algo que, a princípio, seria interessante e que pode oferecer um retorno rápido, seja em relação às suas vendas ou engajamento.
É importante ressaltar que mesmo apresentando ampla eficiência sobre a veiculação de anúncios, o Facebook Ads também pode proporcionar resultados negativos ao negócio, mas quase sempre se tratam de resultados estimulados pela falta de conhecimento dos empreendedores ou responsáveis por desenvolver um anúncio (campanha).
Não ter um conhecimento específico sobre a opção de anúncio da rede social pode fazer com que a sua empresa gaste valores exorbitantes que podem fugir totalmente do seu orçamento.
Além disso, existe o risco de gastar amplos valores e não ter um retorno sobre o investimento (ROI) conforme o que a empresa programou justamente por ter direcionado ou segmentado a campanha para um público aleatório, que não seria caracterizado como o real público-alvo da empresa.
Esses são riscos que fazem parte da ideia de criar um anúncio no Facebook sem ter um conhecimento sobre a opção da rede social, por isso se torna imprescindível conhecer o Facebook Ads e, se possível, contratar profissionais qualificados para realizar essa campanha e para onde ela leva o público a converter, o que é tão importante quanto.
Os benefícios proporcionados ao Criar um Anúncio no Facebook
Os benefícios que são oferecidos ao criar um anúncio no Facebook são diversos, porém se torna possível citar os quatro principais.
O primeiro encontra-se relacionado ao valor cobrado para o serviço de veiculação de campanhas na rede social. De certo modo, o Facebook Ads acaba sendo uma opção mais acessível para as pessoas e, para o caso de pequenas e médias empresas trata-se de uma escolha interessante que tende a caber no orçamento de forma tranquila, sendo uma ação mais tangível a sua realidade.
Os valores podem ser pré-determinados no momento de criar o anúncio e assim ocorre a possibilidade de controlar o seu investimento ao criar um anúncio no Facebook.
Além disso, ainda tem outro benefício e que se relaciona com a possibilidade de segmentar a sua campanha. A segmentação seria um dos maiores benefícios oferecidos a partir da ideia de publicar um anúncio no Facebook Ads, justamente por permitir que a sua ação seja veiculada principalmente entre pessoas “interessadas” em sua empresa.
Esta segmentação pode ser a partir das diferenciações de localização de cada usuário, e também referente ao seu sexo, idade e claro, interesses.
O Facebook conta com grande tecnologia capaz de identificar os interesses de seus usuários a partir das pesquisas que realizam na rede social, além das publicações que fazem, gostam (likes) ou compartilham. Assim, pode direcionar a sua campanha para um perfil de pessoa, tendo maiores chances de alcançar uma audiência de qualidade e um engajamento eficiente.
O terceiro benefício proporcionado ao criar um anúncio no Facebook seria a ideia de se atrair potenciais clientes. A segmentação permitida ao desenvolver uma campanha será a responsável por te ajudar a alcançar perfis que passam a obter interesses perante aos seus produtos ou serviços.
Ao veicular o anúncio para esse público existe ampla chance de começar a trabalhar na aproximação do potencial cliente para com a empresa e com isso gerar confiança, aumentar a credibilidade e inclusive, fidelizar o seu público.
Por fim, o quarto benefício principal que as campanhas desenvolvidas com o Facebook Ads podem proporcionar, relaciona-se com a possibilidade de acompanhar os desempenhos de todas os seus anúncios.
Com a opção “Insights” o anunciante pode acompanhar a audiência de um anúncio, podendo acessar todos os seus relatórios em tempo real para melhorar a campanha – caso necessário. Ou seja. Ao criar um anúncio no Facebook você pode acessar resultados positivos que impactam o seu faturamento.
Como dar os primeiros passos para Criar um Anúncio no Facebook
Os primeiros passos para criar um anúncio no Facebook devem ser estudados de forma ampla, evitando que cometa erros que prejudicam o seu investimento e podem gerar o resultado negativo na imagem da empresa.
Com isso, é preciso fazer um planejamento, para que assim tenha uma noção, mesmo que mínima, de quanto pretende investir e os perfis de usuários que deseja atingir. Ao definir o seu planejamento, pode desenvolver o projeto definindo o melhor modelo de campanha que deseja criar e outros detalhes.
Na criação da campanha você define principalmente os detalhes do público que deseja atingir, para que assim consiga ter um retorno eficiente. Depois, pode compartilhar qual o valor pretende investir, para que não corra o risco de fugir de seu investimento.
Outro fato muito importante é a configuração do Pixel do Facebook, com ele será possível rastrear suas campanhas e assim conseguir mensurar se o objetivo está sendo cumprido.
Com a campanha previamente definida em relação ao seu público-alvo e orçamento é hora de colocar a mão na massa e criar seus anúncios.
Comece a criar o seu anúncio!
Inicie o seu projeto em busca de criar um anúncio no Facebook e permita alcançar seus potenciais clientes. Considere a quantidade de benefícios que essa iniciativa vai lhe proporcionar, principalmente no sentido de ampliar a sua base de clientes e aumentar o relacionamento com o seu público-alvo, o que tecnicamente é algo positivo para quem busca um faturamento eficiente.
Trabalhe em um planejamento que faça sentido para o seu negócio, não tente reinventar a roda, tenha uma estratégia clara de qual a jornada que o seu cliente deve percorrer.
A jornada que seu público-alvo vai percorrer é a base de tudo, iniciando em qual o melhor criativo (imagem) e texto para o seu anúncio, qual a chamada de ação, para onde a pessoa será enviada quando clicar em seu anúncio, se a oferta está de acordo e muitos outros detalhes que fazem com que sua campanha se torne um sucesso ou não.
O Facebook Ads é a oportunidade que estava esperando para aumentar sua base de clientes. Invista na criação de um anúncio interessante, segmente-o e permita colher os frutos gerados.
Experimente essa funcionalidade e tenha a chance de aumentar não apenas o seu faturamento, como também notar grande diferença sobre o relacionamento que desenvolveu com seu público-alvo. Invista nesta ideia e comece a criar um anúncio no Facebook eficiente para os negócios.
Espero que esse artigo tenha esclarecido um pouco mais sobre por que criar um anúncio no Facebook Ads, mas antes de me despedir, gostaria de lhe dar um recado.
Se você gostaria que eu, pessoalmente, lhe ajude a preparar suas Campanhas de Anúncios e fazer com que seu público-alvo chegue até você e seu negócio passe a vender mais todos os dias, entre em contato comigo por esse formulário aqui abaixo e vamos marcar uma reunião, será um prazer ajudar sua empresa a aumentar o faturamento vendendo mais todos os dias!
Um forte abraço e até breve!