Cada vez mais os empresários enxergam o Facebook como uma ferramenta fundamental para alcançar seus objetivos em seus negócios.
Um erro muito comum de quem está começando agora no Facebook é criar um perfil pessoal para o seu negócio, como o próprio nome já ressalta, perfil pessoal é para se conectar com amigos, se você deseja se conectar com fãs e ou clientes, você deve criar uma fanpage ou página de fãs traduzindo para português.
Por isso, hoje, vou lhe explicar o porquê disso e mostrar na prática um passo a passo de como criar uma página para o seu negócio, uma Fanpage no Facebook.
Uma Fanpage no Facebook é grátis e de fácil criação, mas não é por isso que você vai criar a sua página de qualquer jeito, lembre-se sempre que ela é a extensão da sua empresa e assim passa a sua imagem.
Uma Fanpage serve para mostrar o seu negócio, conseguir fãs e interagir com eles. Imagine se alguém acessa sua página e se depara com algo literalmente abandonado, sem atualizações, informações incompletas, literalmente uma Fanpage abandonada, é isso que gostaria de passar para o seu cliente? Tenho certeza que não.
A Fanpage no Facebook torna a sua empresa:
- Localizável – Pois quando as pessoas procuram por você no Facebook, vão te encontrar;
- Conectada – Você pode conversar individualmente com seus clientes, que podem curtir sua página, ler suas publicações, compartilhá-las com amigos e fazer check-in ao visitar o estabelecimento caso tenha um ponto físico, por exemplo;
- Oportuna – Sua página pode ajudá-lo a atrair grandes grupos de pessoas frequentemente, com mensagens personalizadas conforme suas necessidades e interesses;
- Estratégica – Você terá um conhecimento mais amplo sobre seus clientes e atividades de marketing, pois terá acesso a análises e estatísticas de visitação de sua Fanpage.
Porque não posso utilizar meu perfil pessoal no lugar de uma página de fãs?
As páginas são a solução são a solução específica criada pelo Facebook para o seu negócio, nela você pode adicionar um número sem limites de pessoas, já em um perfil pessoal têm um limite de 5.000 amigos.
Ela oferece relatórios com informações demográficas como localização, sexo, idade, educação, entre muitas outras opções. Assim, sabendo mais sobre quem está frequentando sua página, você pode tomar decisões estratégicas tanto dentro como fora do Facebook para ter mais clientes em seu negócio.
Como criar uma página para o seu negócio?
Criar uma Fanpage no Facebook da sua empresa é uma tarefa bem fácil e vai lhe tomar pouco tempo.
Primeiro, acesse o Facebook e clique em “Crie uma página”, normalmente localizado no rodapé do site. Caso tenha alguma dificuldade pode clicar aqui.
Ao fazer isso, você será direcionado a uma página com algumas opções de perfil, como estamos falando aqui de empresas, vamos seguir na opção “Empresa, organização ou instituição”, caso o seu negócio seja em outro modelo, selecione o que combina melhor com o seu perfil, contudo, a criação segue um modelo de cadastro parecido.
Após clicar no ícone, selecione uma categoria para o perfil, determinando a área de atuação da sua empresa, como no meu caso “Consultoria/serviços empresariais”, por exemplo. Também preencha o campo com o nome da empresa.
Em seguida, você vai notar que tudo acontece em etapas, um passo a passo bem intuitivo. Continue a seguir as instruções dadas pelo Facebook. Adicione uma descrição do seu negócio, caso tenha, preencha o endereço do seu site e clique em “Salvar informações”.
Depois, insira a foto do perfil de sua empresa e clique em “Próxima”.
Clique em “Adicionar aos Favoritos” para ter acesso mais rápido a sua página e depois clique em “Próxima”.
Por último, preencha os campos do público que pretende pata sua página, assim continuará sendo exibida a todos, mas será exibido com mais relevância a esse determinado público.
Pronto, a página da sua empresa já está criada. Agora, você tem acesso às ferramentas de gerenciamento disponibilizadas pelo Facebook, contando inclusive com um pequeno tutorial interativo que mostra algumas funções da página.
Com essas informações em mãos você já pode criar a sua Fanpage no Facebook e aumentar a presença online do seu negócio.
Agora, se você deseja realmente obter resultados que farão à diferença, você precisa saber utilizar as ferramentas de forma prática e eficaz, isso vai te proporcionar resultados positivos de faturamento.
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Forte abraço e até breve!