Muitos empreendedores desejam montar um e-commerce de sucesso, porém, não param para avaliar detalhes que envolvem o início de uma Loja Virtual.
Começar um Negócio na Internet, teoricamente é um processo simples e fácil, mas, existem muitos detalhes que ninguém te conta.
Ao contrário do que muitos imaginam, montar um e-commerce não é simplesmente contratar uma hospedagem, cadastrar produtos e esperar os e-mails de pedidos chegar.
São necessários procedimentos de regularização, planejamento, análises, logística e outros fatores muito importantes que abordaremos aqui.
Então, se você está realmente comprometido em montar sua Loja Virtual de Sucesso, preste bastante atenção, pois nesse artigo, juntei alguns procedimentos necessários para construir um e-commerce do zero, regularizado, estruturado e com previsibilidade.
(OBS: Saiba mais sobre o E-Commerce, dicas, materiais grátis e muito mais no meu Grupo VIP do Whatsapp, para participar basta clicar aqui.)
1º PASSO – PLANEJAMENTO PARA MONTAR UM E-COMMERCE
O primeiro passo para começar qualquer tipo de empreendimento é se planejar. Como você faz um planejamento eficiente?
Eu quero que você comece com um planejamento bem simples. Analise o que você vai vender, para quem vai vender e de onde vai comprar. Isso é fundamental.
Nesse planejamento, que deve ser feito de forma escrita, inclua todas as questões do seu negócio, como estoque, público-alvo, logística, mercado potencial, investimento e fornecedores.
2º PASSO – ESTRUTURA PARA MONTAR UM E-COMMERCE
Esse segundo passo de como montar um e-commerce, abrange um pouco mais de detalhes, por isso, preste muita atenção nessas informações para o sucesso do seu negócio.
Todo tipo de atividade, independente do modelo de negócio, deve seguir algumas regulamentações para atuar de forma regular e legal perante o Governo e órgãos regulamentadores.
Isso significa que o comércio virtual não está fora disso.
Assim como um negócio físico, o e-commerce também deve possuir um registro de CNPJ, seguir os procedimentos de registro na Junta Comercial e a liberação na Prefeitura do Município onde está sediado o negócio.
Você pode começar o seu negócio como MEI ou como LTDA, lembrando sempre da limitação do faturamento.
Além da regulamentação passar mais credibilidade para os clientes, possuir um e-commerce regularizado também traz segurança jurídica de que todas as transações estão sendo feitas de acordo com as normas.
Por isso, é muito importante cuidar dos processos de abertura de empresa do seu e-commerce. Caso não entenda muito sobre o assunto, ou simplesmente não queira se meter com isso, você pode contratar um contador para auxiliá-lo com todos os procedimentos legais, tributários e financeiros.
3º PASSO – MARCA E IDENTIDADE VISUAL DE UM E-COMMERCE
O famoso Layout ou “Cara do Site”, a aparência não é tudo, mas ajuda e MUITO!
A identidade visual é a aparência do seu negócio, por esse motivo, ela deve ser atrativa o bastante para que as pessoas possam se interessar pela sua loja e consequentemente seu produto.
Esse é um tipo de trabalho onde é indispensável que seja feito por um profissional qualificado e experiente, para que sua loja virtual não caia na mão de um “sobrinho” que pode arruinar seu negócio.
Outro ponto importante, é que o layout do seu e-commerce não deve estar focado somete na boa aparência e sim comprometido com a navegação e usabilidade do seu cliente.
Preste bastante atenção se é fácil navegar pela loja, encontrar os produtos, descrições e principalmente, se o processo de compra está simples e prático.
4º PASSO – DOMÍNIO PARA MONTAR UM E-COMMERCE
Nada mais que o endereço do seu e-commerce, o famoso www.suaempresa.com.br, onde o ideal é que ele seja com o mesmo nome da sua Loja Virtual.
De preferencia algo curto e simples, sendo assim, fica mais fácil de lembrar, mas, não se esqueça de também possuir uma fácil pronuncia. Isso ajuda seu cliente a memorizar e não se enrolar na hora de acessar seu site.
Você pode buscar pela disponibilidade do domínio que deseja, diretamente no Registro.br ou em outros serviços como Hostgator, Godaddy, Locaweb etc.
5º PASSO – PLATAFORMA DE E-COMMERCE
A plataforma para seu e-commerce é como se fosse o ponto físico para sua loja. Imagine que você sai para pesquisar sobre um local para montar uma loja física, então você tem um ponto no seu bairro, outro na avenida principal, no calçadão, no shopping…
E cada um desses locais, irá lhe proporcionar, vantagens e desvantagens que vão desde um pequeno box em uma rua interna de um bairro onde você teria um custo bem reduzido, com poucas opções e ao mesmo tempo pouquíssima audiência por ser mais “escondido”, até uma excelente loja dentro do shopping mais movimentado da cidade, onde teria um maior custo, porém lhe traz diversos benefícios e comodidades que iram lhe ajudar a atrair seu público.
Mas, oque você quer dizer com isso Bruno, que quanto mais caro melhor? Não, nem sempre, vai de cada caso e modelo de negócio, na verdade o que vai mais lhe ajudar será o Marketing, mas, falaremos sobre isso mais a frente.
O que sempre recomendo em minhas consultorias, é que, analise bem as funcionalidades das lojas, entenda qual o melhor custo benefício nesse primeiro momento, coloque sua loja no ar e valide seu negócio!
Depois de validado, com vendas entrando e tudo funcionando, aí você pensa em saltos maiores, mais funcionalidades etc.
Algumas funcionalidades fundamentais para uma plataforma de e-commerce:
- Otimização para Mecanismos de Buscas (SEO)
- Site Responsivo
- Versão Mobile
- Integração com Marketplaces
- Integração com Principais Meios de Pagamento
- Diversificação de Meios de Logística
- Flexibilidade para Novas Integrações
6º PASSO – SEGURANÇA DE UM E-COMMERCE
A segurança de um e-commerce é fundamental, tanto para o cliente, quanto para o vendedor.
O processo de transações eletrônicas precisão passar por certificações criptografadas e com isso evitando problemas com fraudadores, os famosos hackers.
Para isso, é necessário a contratação de um Certificado de Segurança Digital, mais conhecido como SSL (Secure Sockets Layer). Uma empresa muito utilizada para isso é a Certisign mas existem muitas outras.
Mesmo que você não utilize nenhum meio de pagamento próprio (Direto com as empresas de crédito) e opte por intermediadores de pagamento como a Pagseguro, Paypal, Mercado Pago dentre outras, é recomendado que sua Loja Virtual possua o SSL por questões de segurança e pelo fato de que a alguns anos, o Google vem penalizando (em relação a posicionamento) sites que não possuem serviço de SSL.
7º PASSO – MEIOS DE PAGAMENTO PARA E-COMMERCE
Da mesma forma que você define a precificação dos seus produtos, também é importante pensar nas formas de pagamento disponíveis no seu e-commerce.
Disponibilizar diferentes opções de pagamento, além do cartão de crédito, como o boleto, transferência e até mesmo Bitcoins, podem ser o toque que você precisa no seu e-commerce para que as pessoas comprem em seu site e não em outro.
Existem dois caminhos a seguir, você pode contratar diretamente o serviço de uma empresa de crédito como a VISA e CREDICARD ou pode contratar uma intermediadora de pagamentos.
Na primeira opção, você é 100% responsável pela venda em relação a análise de fraude. E oque isso quer dizer?
Significa que, o seu custo operacional, tende a ser um pouco menor, sendo assim, diretamente com as operadoras, no final de uma venda, as taxas tendem a ser menores, em torno de 2%.
Por outro lado, você é o responsável pela análise de fraude da venda. Então, se um fraudador efetuar um pedido no seu e-commerce, você é quem deve entrar em contato com o comprador e solicitar seus dados e analisar se é uma fraude ou não.
Já com o intermediador de pagamentos, você já possui essa análise feita por eles. Mas não se engane se você acha que é o mundo perfeito! Você, com certeza está pagando por isso, tendo em vista que as taxas ao final de uma venda, giram em torno dos 5%.
Então, analise bem o seu modelo de negócio para não errar nessa hora, pois, ninguém quer vender e não receber, não é?
8º PASSO – LOGÍSTICA PARA MONTAR UM E-COMMERCE
Se você já fez qualquer compra pela internet, sabe o quanto é agoniante o processo de aguardar o seu pedido chegar. Não importa se é algo que precisa muito ou alguma besteira, todos nós ficamos na expectativa de cada e-mail do vendedor informando o status do pedido.
Então, é o seu papel planejar muito bem e definir como será feito o transporte das mercadorias dos seus clientes. Desde a contratações dos serviços de entrega como Correios, Loggi, Motoboy e outros, até a embalagem ideal para o envio.
Além de atendimento (nosso próximo assunto), ter uma boa logística também fará com que você tenha vantagem competitiva no mercado.
9º PASSO – ATENDIMENTO DE E-COMMERCE
Hoje, existem diversas maneiras de atender o seu cliente. É fato e não preciso falar que se você quer um negócio de sucesso, precisa atender da melhor maneira e mais rápido possível.
Para isso você vai construir respostas personalizadas, construir um e-mail profissional, criar listas de transmissão em um Whatsapp empresarial, vai se relacionar com clientes e com os possíveis clientes tirando suas dúvidas e respondendo comentários.
O atendimento nos dias de hoje, não se trata somente de atender um telefone ou responder uma pergunta pelo Whatsapp, ele é uma junção de tecnologias com relacionamento humano.
As pessoas desejam respostas imediatas e personalizadas! Não querem ficar buscando por informações em “PERGUNTAS FREQUENTES” ou ligar para falar com uma máquina.
Então, invista seu tempo para construir Chatbots muito bem feitos, responder e-mails e comentários socais em no máximo 12 horas e estar ligado no Whatsapp, pois é o queridinho de hoje.
Faça isso, pois caso o seu produto não seja único e exclusivo do mercado, seu cliente estará a 1 click do seu concorrente.
10º PASSO – MARKETING DIGITAL PARA E-COMMERCE
Por último e não menos importante, na verdade, posso dizer que o mais importante ao montar um e-commerce.
De nada adianta você seguir cada um dos passos anteriores, investindo seu tempo e dinheiro na construção de uma ótima plataforma, uma excelente identidade visual, contratos com fornecedores muito bem definidos mas…
Ninguém conhece ou acessa seu e-commerce!
É o mesmo que você montar uma loja TOP, só que, em uma ilha no meio do oceano.
Por isso, agora você precisa construir a sua Presença Online, eu falo com mais detalhes nesse outro artigo, mas aqui vai um resumo.
Existem 2 maneiras do seu público chegar até sua Loja Virtual, a primeira é através de Tráfego Pago, ou seja, anúncios diretos no Google e Mídias Sociais.
A segunda maneira é através de Tráfego Orgânico, onde as pessoas vem através de “caminhos” que você constrói ao longo do tempo, como a construção de listas de e-mail marketing, ranqueamento no Google, engajamentos nas mídias sociais, indicações de outros sites etc.
A grande diferença, basicamente é o tempo de retorno X investimento, onde no primeiro modelo, você investe e tem um resultado imediato e no segundo você constrói esse alicerce e tem um retorno a um médio e longo prazo.
Eu recomendo fortemente, que você obtenha os dois, onde, ao mesmo tempo que está construindo esse alicerce com conteúdos, construção de lista etc, investe na compra de tráfego para buscar resultado imediato, com isso crescendo sustentavelmente e com previsibilidade.
Então vamos recapitular:
- PLANEJAMENTO
- ESTRUTURA
- MARCA E IDENTIDADE VISUAL
- DOMÍNIO
- PLATAFORMA
- SEGURANÇA
- MEIOS DE PAGAMENTO
- LOGÍSTICA
- ATENDIMENTO
- MARKETING
Bom, esses são os passos que recomendo focar para montar um e-commerce realmente sustentável. Espero que esse conteúdo possa ter lhe ajudado de alguma maneira.
Se ainda possui alguma dúvida, gostaria de dar alguma sugestão ou crítica, comente aqui abaixo para que eu possa lhe responder.
Caso precise de minha ajuda em seu negócio, seja para montar um e-commerce ou para aperfeiçoar um que já está ativo entre em contato direto comigo através do whatsapp, deixe um comentário ou me envie um e-mail através desse formulário aqui abaixo.
Obrigado, um forte abraço e até breve!