Você gostaria que seu negócio continuasse vendendo como antes da crise, e até mesmo mais que antes? Tenho certeza que sim, por isso hoje vou falar com você sobre como conseguir clientes em tempos de crise.
Em meio à crise econômica, com a inflação alta e a renda apertada, o consumidor para e pensa duas vezes antes de comprar qualquer coisa, ele mudou seus hábitos e comportamento.
Se antes ele sairia com a família para passear e jantar em algum restaurante legal, agora ele vai ao shopping para tomar um sorvete e dar uma volta.
Em meio a uma crise, ele tem menos para gastar, assim sendo mais criterioso, adotando uma postura defensiva e aguardando para ver o que vai acontecer em meio de tanta turbulência no cenário político.
Nesse momento, se faz necessário que você no seu negócio não seja pessimista e adote uma postura realista de frente aos fatos. Fique tranquilo, nesse artigo você vai aprender como conseguir clientes em tempos de crise e assim aumentar o seu faturamento.
1- Busque por seus clientes
É de extrema importância que você foque primeiramente nos clientes que seu negócio já tem, ative a sua base de clientes, procure saber quando foi a última vez que compraram, com qual frequência se relacionam com sua empresa.
Uma ação muito importante e que se obtém muito retorno é de enviar e-mails com ofertas e cupom descontos. Isso pode ser feito com uma campanha de E-mail Marketing onde você poderá acompanhar e avaliar o retorno.
Se você não sabe como gerar uma campanha de e-mails, eu posso lhe ajudar, mas vamos falar disso mais para frente.
2- Melhore o atendimento
Em um momento onde o cliente está “com a pulga atrás da orelha”, selecionando criteriosamente as suas compras, é o momento ideal para treinar sua equipe de vendas e ganhar sua confiança, mostrar ao cliente que você está do lado dele, que está preocupado em satisfazer a sua necessidade e não apenas vender um produto.
3- Nada de falar sobre polêmicas
Com toda essa turbulência que estamos vivendo em nosso país, temas como a política, religião e futebol são proibidos, por se tratarem de assuntos polêmicos, recomendo que fuja deles, pois a chance de gerar uma discussão e você perder seu cliente é muito grande.
4- Invista na fidelização do cliente
Reforce seu relacionamento com seus clientes, você tem de garantir que ele retorne. Um cliente feliz com seu atendimento e ou produto, se torna fiel a marca.
Algumas ações podem fazer com que isso aconteça, você pode criar uma campanha de descontos para aniversariantes, por exemplo, promover eventos de lançamentos de novos produtos, isso vai depender da sua área de atuação, mas existem diversas ações que podem ser aplicadas e trazer retorno com baixo investimento.
5- Avalie o seu portfólio
Esse momento de crise é uma boa oportunidade para que reveja a sua gama de produtos. Avalie seu portfólio de produtos, foque nos que você tem mais resultado e deixe um pouco de lado outros menos rentáveis e ou menos procurados.
Outra dica muito interessante é de fazer uma precificação avaliando sua concorrência, fazendo isso, pode detectar algumas falhas e corrigir o preço de seu produto ou serviço.
6- Valorize o seu produto
Não é porque estamos em meio a uma crise que você vai desvalorizar o seu produto, procure encontrar um aspecto positivo do seu produto para encorajar seu cliente a comprar.
Se você vende um produto ou serviço de alto valor, não deve desanimar porque as pessoas estão gastando menos, você deve é apresentar ao seu cliente a qualidade, qual a vantagem ele terá se adquirir o seu produto.
7- Marketing é fundamental
Em uma crise, o primeiro lugar que as empresas reduz ou simplesmente corta seus investimento é no marketing, isso é completamente errado e fatal para o seu negócio.
As ações de marketing são a sua comunicação com o cliente, com menos ações de marketing, você tem menos vendas, que gera menos lucratividade e assim agravando ainda da crise.
Existem diversas maneiras de realizar ações de marketing em seu negócio, e para aplica-las existem basicamente três escopos, que são, baixo investimento e retorno em longo prazo, um investimento mediano com retorno em médio prazo e um alto investimento com retorno em curto prazo.
Em qualquer um deles, você pode efetuar por conta própria e se souber como aplica-las lhe desejo boa sorte e ficarei muito feliz com seu sucesso, ou você pode fazer de maneira estratégica e assertiva contratando um profissional capacitado para isso.
E era isso que gostaria de falar com você, logo no primeiro item desse artigo, sobre adquirir novos clientes, lembra? Se você quer saber como aumentar suas vendas com ajuda da internet, como conseguir clientes em tempos de crise e aumentar sua lucratividade, estou aqui para lhe ajudar.
Entre em contato comigo para que possamos verificar a disponibilidade de um horário e realizar uma reunião online para entendermos mais sobre seu negócio e como posso ajudar a aumentar sua previsibilidade e vendas.
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É isso, muito obrigado e até o próximo.