Você está com dificuldades no processo de atração de novos clientes para o seu negócio, e a partir disso tem investido em ações completamente aleatórias que não proporcionaram o resultado que esperava? Se a sua resposta fora “sim”, por acaso você chegou a cogitar a possibilidade de trabalhar neste processo de como atrair mais clientes com auxílio da internet?
Acredite se quiser, mas existem muitos empreendedores que continuam não investindo na internet, perdendo a chance de conseguir novos clientes para o seu negócio.
Não incluir a sua empresa na internet, investindo em ações básicas ou complexas, pode ser um risco para a permanência da mesma entre as opções do seu público-alvo. Com a internet é possível que o seu público encontre empresas semelhantes a sua e, que oferecem uma série de vantagens para o seu consumo.
Ou seja. Ficar fora deste ambiente digital é capaz de prejudicar não apenas a atração de novos clientes, como fazer o seu público consumidor atual se afastar, tendo maiores chances de recorrer aos seus concorrentes.
Mas fique tranquilo, pois a minha proposta é te ajudar a entender como a internet passa a ser útil no processo de atração de novos clientes para a sua loja, oferecendo estratégias diversas para investir em sua autoridade e consequentemente, atrair um novo público consumidor.
Neste artigo, você pode conferir qual a importância da internet nos processos de prospecção de clientes e também as cinco melhores estratégias para usar a partir da internet. Conheça quais são essas estratégias e permita que a sua empresa passe a vender mais todos os dias.
Atrair clientes para tomar uma ação, como visitar um site, loja, solicitar um orçamento de serviço pode ser uma tarefa um pouco complicada, mas com ajuda da internet esse objetivo passou a ser conquistado com maior facilidade devido a vários mecanismos que tendem a colocar a sua empresa em evidência diante do mercado.
No caso, existem diferentes ferramentas que podem ser exploradas pelos empreendedores e que tornam a sua empresa não apenas conhecida, mas tende a aumentar a audiência, a autoridade e principalmente, pode obter maiores chances de elevar sua credibilidade.
Esse processo de aprender como atrair mais clientes se tornou algo mais simples com a ajuda da internet, pois a mesma passou a oferecer a possibilidade dos empresários explorarem estratégias que trabalham não apenas a sua popularidade, mas também as relações entre empresa x consumidor, a imagem que a empresa construiu no mercado, e principalmente, pode ajudar a aumentar a vantagem competitiva da empresa, o que é algo interessante para alcançar maior eficiência na aquisição de clientes para o seu negócio.
Mas tenha cuidado com algumas pegadinhas que se encontram espalhadas na internet. Ao mesmo tempo que ela pode ser eficiente para aprender como atrair mais clientes, é possível também se atrapalhar com estratégias negativas que prejudicam a sua imagem e a relação com o consumidor.
Um exemplo? O uso de listas de e-mails compradas, que é algo desrespeitoso com os contatos, pelo fato deles não terem solicitado sua inclusão em seu newsletter. Portanto, mantenha-se atento às estratégias que sua empresa usará.
Entre essas estratégias que se mostram eficientes nesta tarefa de aprender como atrair mais clientes, se torna possível destacar um total de cinco, que basicamente passam a te oferecer a possibilidade de ser notado pelos consumidores, além de aumentar o índice de engajamento da empresa para com seu público e permitir que a mesma aumente as chances de venda perante a sua empresa. Confira detalhes referente às cinco estratégias para atrair os clientes:
# 1 – Crie um site otimizado
Para as empresa que desejam não apenas se aproximar do público, como também ter a chance de ser reconhecida por novos consumidores, o ideal é investir na criação de um site bem otimizado.
O site pode ser caracterizado como o seu cartão de visitas, ou até a sua vitrine online, que fica disponível para os usuários durante 24 horas por dia e em 7 dias na semana. Invista em um site bem feito, com possibilidade de medir as métricas e detalhes que demonstram o profissionalismo da sua empresa, e atribuem credibilidade.
A otimização do site deve ser feita tanto para o visitante que precisa ter uma boa experiência de navegação e usabilidade, tanto como para o Google, pois se o seu site não é otimizado para os mecanismos de busca, muito provavelmente ele não vai conseguir um bom posicionamento e com isso, deixa de receber tráfego orgânico qualificado.
# 2 – Tenha um blog e produza conteúdo de qualidade
Outro passo que se torna imprescindível para que seu negócio possa atrair os seus novos clientes, é o blog. O blog pode ser criado com o intuito de aumentar o engajamento dos seus clientes e potenciais, permitindo criar uma relação interessante com os mesmos, e inclusive apresentar conteúdos que sejam capazes de colocar a sua loja em evidência.
A produção de conteúdo é crucial, tendo chances de melhor se posicionar em mecanismos de busca para que seja “encontrado” por pessoas que tenham interesse em seus produtos.
Esse conteúdo vem para iniciar seu relacionamento com seu público, quando você entrega um conteúdo integro e de qualidade, seu público vai consumi-lo e automaticamente você começa a construção da sua autoridade com ele, o que torna o processo de venda muito mais fácil, tendo em vista que quando se tem autoridade, você quebra uma barreira que existe entre você e seu potencial cliente.
Por isso, é muito importante que obtenha um planejamento, não crie conteúdos de maneira aleatória ou sem sentido com o seu produto ou serviço. Para se conseguir um blog que realmente vai ajudar seu negócio, é preciso que, dentro desse planejamento, seja criada uma linha editorial com pautas relevantes para o seu público-alvo, que ao final realmente possa ajuda-lo.
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# 3 – Trabalhe com uma lista de e-mails
Além dos itens citados acima no processo de aprender como atrair mais clientes, passa a ser crucial começar a trabalhar com uma lista de e-mails.
Com uma lista de e-mails que seja de contatos de qualidade, se torna possível encaminhar e-mails marketing com um conteúdo eficiente e que disperta a curiosidade do consumidor, atraindo o mesmo para a sua loja.
Mas atenção, nunca compre listas prontas, você precisa criar a sua lista através de uma Campanha de Aquisição, para isso pode usar os formulários de contato, Landing Pages e outras estratégias a partir do seu site ou blog.
Quando você compra uma lista, todos os leads ou pessoas que estão nela, muito provavelmente não lhe conhecem, não existe nenhum vínculo ou autoridade sua com esse público, o que muito provavelmente vai acontecer é que seu disparo de e-mails será um grande fracasso, com uma taxa de abertura muito ruim e as chances de deu domínio entrar em spam, são bem grandes.
# 4 – Invista em tráfego pago (Facebook Ads e Google Adwords)
Uma excelente opção para acelerar o processo de geração de tráfego qualificado para o seu negócio, são as campanhas de tráfego pago. Através delas, você consegue obter tráfego qualificado de maneira imediata, sem ter de esperar por seu ranqueamento orgânico no Google.
Com a criação de campanhas no Facebook Ads você pode criar os anúncios que desejar, usando modelos que despertam o interesse do seu público-alvo, alinhando com a estratégia de sua campanha definida em seu plano de marketing.
O Facebook Ads também permite que crie campanhas segmentadas. Ou seja. Campanhas que são veiculadas com os usuários que obtém algum interesse em seu segmento, produto ou serviço, aumentando a sua chance de obter bons resultados com os anúncios pois passa a conversar diretamente com seu público-alvo.
Outra opção de tráfego pago é o Google Adwords, ele pode ser uma ferramenta ideal para empresas que desejam aumentar a sua presença na internet de maneira mais rápida e consequentemente, atrair maior atenção do consumidor.
A partir da ferramenta você pode não apenas criar anúncios para serem veiculados sobre os resultados de busca do Google, como também pesquisar palavras-chave que passam a ser mais eficientes para o seu site, além dos conteúdos publicados no seu blog. Com a ferramenta ainda pode otimizar o fluxo de conversão, algo crucial para a sua audiência.
Lembrando sempre que tanto o Facebook Ads como o Google Adwords são caminhos para acelerar o tráfego para o seu negócio, mas, não se trata de um caminho que se trilha sozinho, elas devem ser utilizadas inicialmente como um meio de impulsionamento e junto a isso, você deve construir um alicerce orgânico para sua empresa, caso contrário, seu negócio será um escravo do tráfego pago.
# 5 – Não deixe de analisar os resultados (Retorno sobre Investimento – ROI)
A análise de resultados é algo fundamental para as empresas que trabalham com várias estratégias na internet e mais do que isso, fazer a análise do retorno sobre investimento (ROI) é uma medida responsável para que possa saber quanto dinheiro a empresa está ganhando, ou inclusive perdendo, com cada investimento que a mesma realizou.
Com a análise, você pode controlar os seus investimentos e ter a plena certeza de que as todas as ações que tem executado passam a oferecer o retorno que sua empresa deseja.
Uma boa maneira que realizar uma análise do ROI é a implementação do Google Analytics em seu site ou blog. Com essa ferramente você conseguirá mensurar e analisar todo o seu tráfego e ações externas como campanhas de e-mail marketing, Facebook Ads.
Comece o processo de atrair mais clientes para a sua Loja
O processo de atrair mais clientes na internet pode ser feito com o auxílio de diferentes estratégias, mas entre elas pode-se destacar principalmente a criação dos sites e blog – a qual oferecem a possibilidade do consumidor encontrar informações sobre a sua loja em qualquer momento do dia, servindo como uma fonte de conteúdo online.
No entanto, ainda existem outras estratégias que podem ser eficientes na atração de novos clientes e inclusive, na fidelização dos consumidores antigos, sendo algo positivo à loja.
Por exemplo, a sua loja pode investir em uma Campanha de Aquisição para a criação de uma lista de e-mails eficiente, que te permite enviar e-mails marketing elaborados para o seu público. Além disso, também é possível trabalhar com Campanhas de Vendas Online onde os escopos são dos mais distintos e sempre com objetivo de realizar vendas diárias e recorrentes.
Enfim, as possibilidades são enormes, basta planejar e investir em estratégias que sejam relevantes e capazes de prospectar novos leads qualificados.
Agora que entendeu como atrair mais clientes para sua loja com a ajuda da internet, se torna possível investir em um planejamento para delimitar todas as estratégias que têm o interesse de trabalhar.
Procure priorizar a criação do site e blog da sua empresa, para que a partir de ambas as opções, possa atrair mais consumidores, através de conteúdos íntegros e de qualidade, que realmente venham ajudar seu público de alguma maneira a resolver duas dores, além de ter um espaço que será referência para pessoas que têm o interesse de consumir os produtos ou serviços a qual a sua loja vende. Pense, analise e então desenvolva a sua estratégia mais coerente.
Essas dicas de como atrair mais clientes podem ser a solução que você esperava ao procurar aumentar a sua lista de clientes. Invista com cuidado na internet, e tente ao máximo acompanhar os resultados de seus investimentos.
A propósito, se você precisa que eu pessoalmente o ajude a criar um planejamento de marketing, para que seu negócio passe a vender mais todos os dias, pode entrar em contato comigo pelo formulário que está aqui abaixo e então agendaremos uma reunião para definir qual a melhor estratégia para aumentar o seu faturamento.
Um grande abraço, até o próximo!